» ICMBIO - PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPó




Icmbio - Parque Nacional da Serra do Cipó

Tel: +55 (31) 3718-7469   , E-mail:  parna.serradocipo@icmbio.gov.br


Tipo do Atrativo : Travessia



IMPORTANTE: LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO ANTES DE PROSSEGUIR
 

A Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves é o primeiro roteiro aberto dentro do Projeto Piloto das Travessias do Parque Nacional da Serra do Cipó. É importante compreender que, como Projeto Piloto, este roteiro encontra-se em construção. Muitos passos ainda precisam ser dados e ainda temos uma boa trilha a ser percorrida até a sua efetiva implantação como produto turístico. Nosso planejamento prevê que o Projeto Piloto seja implementado, roteiro a roteiro, em um prazo de cinco anos. O Parque Nacional da Serra do Cipó desde já convida você a participar desta construção, como voluntário na edificação e manutenção de abrigos, trilhas, informações e sinalização, ou como um caminhante que nos fornece informações valiosas sobre as suas impressões dos roteiros.

Leia atentamente o descritivo da travessia, como forma de obter informações mais detalhadas e programar melhor sua caminhada.

DESCRITIVO DA TRAVESSIA ALTO PALÁCIO – SERRA DOS ALVES

DESCRITIVO COMPLETO DA TRAVESSIA

 

Sejam todos Bem-Vindos!

ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA E PRÁTICAS DE MÍNIMO IMPACTO

Leia atentamente o Termo de Conhecimento de Riscos e Normas. Sua concordância com o termo é uma condição para se obter a autorização para a Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves

A Travessia Alto Palácio Serra dos Alves está aberta durante todo o ano. A escolha de fazer a travessia sob condições adversas é uma decisão exclusiva do caminhante, que deve se responsabilizar por sua segurança e a do seu grupo.

Recomendamos que a caminhada seja iniciada até o limite das 10 h da manhã, evitando assim o risco de chegar ao abrigo à noite.

Siga o traçado estabelecido para a travessia, evitando o impacto de formação de trilhas secundárias.

Baixe o traçado diretamente do site, clicando AQUI . Este traçado é o mais atualizado, trazendo os ajuste que estão sendo feitos em campo.

Durante a travessia os acampamentos e pernoites devem ser feitos obrigatoriamente em torno dos abrigos, como forma de controle e mitigação dos impactos. É muito importante a adoção desta prática de mínimo impacto!!!

Caso você não tenha conhecimento da trilha e experiência em navegação é altamente recomendável que você busque apoio em guias, condutores empresas e/ou clubes de montanhismo com conhecimentos necessários para uma atividade segura.

Os fogões a lenha dos abrigos Casa de Tábuas e Casa dos Currais são remanescentes do tempo em que toda esta área era usada para pecuária extensiva. Tiveram o seu uso tradicional e a sua preservação é importante para contarmos a história e a cultura do local. Entretanto o seu uso hoje não colabora para a conservação do Parque. Portanto é altamente recomendável a utilização de fogareiros de montanha. Não acenda fogueiras! Não faça catação de lenha para uso nos fogões dos abrigos! É muito importante a adoção desta prática de mínimo impacto!!!

Não existem lixeiras na trilha nem no camping, portanto, todo o lixo produzido na visita deve ser trazido de volta pelos visitantes, inclusive restos de comida.

Para preservar a qualidade da água, solicitamos que não utilize xampu, sabonete, detergente e outros produtos similares nos cursos de água.

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS PARA FAZER A RESERVA:

O agendamento deverá ser feito com antecedência mínima de 3 dias em relação à data de entrada no Parque, desde que haja disponibilidade de vaga nos abrigos

Exemplo: se o grupo deseja iniciar a Travessia no dia 9 de junho e sair no dia 11 de junho, a reserva deverá ser feita, no máximo, até o dia 6 de junho.

PARA FAZER SUA RESERVA:

1) Clique em HORÁRIOS – VAGAS no menu acima para verificar a disponibilidade de vagas nos abrigos da Casa de Tábuas e Casa dos Currais (capacidade máxima: 30 pessoas/abrigo/dia)

2) Clique em RESERVA / VOUCHER para preencher o formulário de reservas e emitir o voucher.

A Travessia já está lotada para o período que você deseja? 

Inscreva-se na LISTA DE ESPERA clicando AQUI.

 

ATENÇÃO: Ao finalizar a reserva, imprima o voucher, que deve acompanhar o grupo durante todo o percurso para efeitos de monitoramento e fiscalização.