» Brasil » MT » Chapada dos Guimarães




Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. (Fonte site Wiki).

Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outras. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.

 

Turismo
A cidade de Chapada dos Guimarães tem algumas "contas" para ser considerada uma cidade turística: 46 Sítios Arqueológicos; 02 Sítios Paleontológicos; 59 Nascentes; 487 Cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de Paredões; 42 Imóveis Tombados pelo Iphan; 38 Espécies Endêmicas O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesões locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesões, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até 5°C para menos, da próxima capital Cuiabá.


Clima
O clima de Chapada dos Guimarães é o tropical de altitude ou subtropical (Cwa). No início da primavera começa o período chuvoso que se estende até o início de abril, que é o período de calor. A partir deste período, no outono, inicia-se gradativamente a estiagem, que se fortifica no inverno. É nestas duas estações que as frentes frias e incursões polares mais significativas do ano chegam à região. O clima passa a ser frio à noite e ameno/pouco quente durante o dia. As geadas são raras, registrando-se a cada cinco anos. Temperaturas negativas são muito raras, em média uma a cada dez anos. Chapada dos Guimarães possui o recorde de menor temperatura do estado de Mato Grosso, -4,0°C no dia 18 de julho de 1975.

 


As informações citadas aqui foram obitidas no http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_dos_Guimaraes .



Legislação do Turismo
  • Lei do Voucher Único 2012 nº 52


  • Conselho Municipal de Turismo da Chapada dos Guimarães

    A importância do COMTUR está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal deve estar comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade.

    Abaixo algumas das atividades do Conselho.


         Conheça mais detalhes do COMTUR, Clique aqui