- Rodovia Cuiabá-Chapada dos Guimarães - KM 52 a direita
- Faça aqui a sua reserva on-line
A cadeira de rodas Julietti é adaptada para o acesso à algumas trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ela foi doada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e integra o Projeto Montanha para Todos.
Atualmente é possível visitar a Cachoeira dos Namorados e o mirante do Véu de Noiva com a cadeira Julietti. O agendamento é feito online e a cadeira fica disponível o dia inteiro para a pessoa que agendou.
Outras informações para visitação no Parque Nacional podem ser consultadas em banners, no nosso site ou diretamente com nossos servidores. Visite nosso Guia do Visitante em http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html
PROIBIDO
Os funcionários do Parque tem autoridade para intervir casos necessários. A não observância das determinações acima configura desobediência ao art. 90 do Decreto Federal 6.514, de 22 de julho de 2008.
Sede administrativa do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizada no Véu de Noiva, Rodovia MT-251, km 51.
Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. (Fonte site Wiki).
Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outras. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.
Turismo
A cidade de Chapada dos Guimarães tem algumas "contas" para ser considerada uma cidade turística: 46 Sítios Arqueológicos; 02 Sítios Paleontológicos; 59 Nascentes; 487 Cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de Paredões; 42 Imóveis Tombados pelo Iphan; 38 Espécies Endêmicas O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesões locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesões, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até 5°C para menos, da próxima capital Cuiabá.
Clima
O clima de Chapada dos Guimarães é o tropical de altitude ou subtropical (Cwa). No início da primavera começa o período chuvoso que se estende até o início de abril, que é o período de calor. A partir deste período, no outono, inicia-se gradativamente a estiagem, que se fortifica no inverno. É nestas duas estações que as frentes frias e incursões polares mais significativas do ano chegam à região. O clima passa a ser frio à noite e ameno/pouco quente durante o dia. As geadas são raras, registrando-se a cada cinco anos. Temperaturas negativas são muito raras, em média uma a cada dez anos. Chapada dos Guimarães possui o recorde de menor temperatura do estado de Mato Grosso, -4,0°C no dia 18 de julho de 1975.
As informações citadas aqui foram obitidas no http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_dos_Guimaraes.