Itabirito - MG - BRASIL


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outras Informações de Itabirito

Venha nos visitar.

No final do século XVII, as descobertas do ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.

 Segundo o historiador Augusto de Lima Júnior, a chegada do Capitão-Mor Luiz de Figueiredo Monterroio e de Francisco Homem Del Rey à região do Pico de Itaubyra (atual Pico de Itabirito), em 1709, deu início aos primeiros núcleos fixos de habitantes e à intensificação da extração do ouro na atual sede de Itabirito. 

Inspirados pela imagem de Nossa Senhora presente no retábulo retirado da Nau do Capitão-Mor, os habitantes começaram a denominar a localidade como Arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem da Itaubyra do Rio de Janeiro. Na parte alta dessa localidade, foi construída a Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem que, posteriormente, tornou-se uma Capela Curada, título oficial dado pela Igreja Católica a uma vila com determinada importância econômica e populacional. Em 1745, devido ao crescimento de sua população, o arraial foi elevado à categoria de Freguesia, passando a ser denominado como Itabira do Campo e a capela foi transformada em matriz.A economia de Itabira do Campo, apesar da crise econômica provocada pela diminuição do ouro em Minas Gerais a partir de 1780, continuou sendo alimentada pelos trabalhos de extrações auríferas e pelas atividades agrícolas e pecuárias. 

O cenário começa a mudar na década de 1880, quando as instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, a abertura de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro e o crescimento da população passaram a interferir no dia a dia da freguesia. A paisagem colonial começou a ser substituída pela paisagem industrial. Esse desenvolvimento tornou-se a base de sustentação para os desejos de emancipação municipal e, em 7 de setembro de 1923, nascia a cidade de Itabirito que, em tupi-guarani, significa “pedra que risca vermelho”.

As informações citadas aqui foram obitidas no http://www.itabirito.mg.gov.br/nossaCidade-historia .



Ainda não possuimos informações cadastradas sobre Agentes nesta Cidade.
Caso queira nos ajudar, por favor entrar em contato com o e-mail: contato@ecobooking.com.br

Obrigado.

Booking.com
  • Image

    Quatro Estações

    Rua Belo Horizonte, 180 - BelA Vista - Itabirito - MG - Brasil
    Tel: 31 3561 1177
    NA
    Tipo: Churrascaria
    Tipo: Restaurante
    Serviço: A la carte
    Serviço: Por quilo
    Serviço: Entrega - Delivery
    Culinária: Mineira


Ainda não possuimos informações cadastradas sobre Guias nesta Cidade.
Caso queira nos ajudar, por favor entrar em contato com o e-mail: contato@ecobooking.com.br

Obrigado.


Ainda não possuimos informações cadastradas sobre Transfers nesta Cidade.
Caso queira nos ajudar, por favor entrar em contato com o e-mail: contato@ecobooking.com.br

Obrigado.

1