II Caminhada Ecológica e Cultural Trilhas na Serra da Caxexa

Casserengue - PB - Brasil

  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 49.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 49.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 8.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 8.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 35.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 35.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 38.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 38.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 50.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 50.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 26.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 26.jpg
  • 17-06 I Caminhada EcolYgica 36.jpg17-06 I Caminhada EcolYgica 36.jpg

As inscrições começam à partir de 02-07-2018 ate 15-07-2018 as 23:59

Faça sua Inscrição

Informação do Evento:

  • De: 22-07-2018
  • 08:00 - 12:00
  • Casserengue - PB - Brasil
  • Distância: 10 Kms (exatos 10.000 mts)
  • Saída : Praça Pública, em frente a Igreja Nossa Senhora Perpétuo do Socorro
  • 78 inscritos
  • Num. Anda Brasil : 2159
  • Idade Mínima: Não Tem
  • Não Possuímos a Avaliação Anterior
  • Esforço físico : Esforço moderado
  • Orientação do percurso : Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  • Severidade do meio : Pouco severo
  • Condição do terreno : Percurso com piso irregular

A II Caminhada Ecológica e Cultural nas Trilhas da Serra da Caxexa, acontece no dia 22 de julho de 2018, com concentração as 6h30m na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Perpetuo do Socorro.

As 7h saímos para comunidade Salgado a 8 km do centro da cidade de Casserengue - PB, de 7h30m café na residência rural de Dona Nina e Seu Basto no pé da Serra da Caxexa.

Taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 dá direito a um pacote (café, almoço, camisa, água, e atrações culturais, transporte da comunidade Salgado ate o pé da Serra local do café, guiamento, cobertura fotográfica).

* Cafe (Suco natural de frutas da região, cafe, bolo pé de moleque, bolo de macaxeira, tapioca, pamonha e queijo).

* Almoço (Feijão, arroz, salada agroecológica, fubá agroecológico, carne de bode, galinha de capoeira e suco de frutas).

Responsável: Wagner Santos Lima Azevedo

Contatos: (83) 99970-6936

Cuidados importantes:

Alonga-se ! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo ! Beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada.
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído. Use tênis e roupas adequadas.

 

 
 
 

Saindo de João Pessoa segue pela BR - 230 ate Campina Grande - PB, e segue pela BR - 104 sentido Remígio e segue pela PB - 105 sentido Solânea no km 5 do entrocamento da PB - 107 segue para Cidade de Casserengue - PB.

Ônibus saindo de João Pessoa - PB no Terminal Rodoviário Severino Carmelo, viação Rio Tinto.

Ônibus saindo de Campina Grande - PB no Terminal Rodoviário de Passageiros Argemiro de Figueiredo, temos a  viação São José.

 
 
 
 
  • Responsável :Wagner Santos Lima Azevedo
  • 83 99970-6936 (whats
  • wagner.curimatau@gmail.com

A Cidade

O município de Casserengue está localizado no Curimatau paraibano a 160 km da capital João Pessoa e a 70 km de Campina Grande. É uma típica cidade do interior do nordeste onde vive um povo tranquilo e acolhedor. Forte pela expressão agricultura camponesa com agroecossistemas diversificados com milho, feijão, fava, agave, algodão mocó, com os arredores de casa cheios de plantas medicinais e ornamentais, com criação de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves.

Arte e Cultura

Aqui também encontramos a produção de artesanato por grupo de mulheres e jovens, temos artesã como ( Dona Neguinha) e o jovem artista plastico Thales Kelven talentos da arte e cultura popular brasileira. Quanto as manifestações culturais temos as tradicionais novenas nas comunidades, cantoria de viola, vaquejada, e também faz parte do calendário da da cidade a festa de São Pedro e a festa da Padroeira de Nossa Senhora Perpetuo Socorro, atualmente foi incluído no calendário turístico da cidade a Caminhada Ecológica e o Passeio Ciclístico na Serra da Caxexa.

Ecoturismo

Casserengue é dotado de belezas naturais do bioma Caatinga onde podemos contemplar a natureza, praticar vários esportes de aventura. Temos um conjunto de Serras em Casserengue, cheias de riquezas arqueológicas e paleontológicas, fauna e flora diversificada e ainda somos banhado pelo rio Curimatau, uma importante bacia hidrográfica que corta os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Além da belezas, histórias e os mistérios enigmáticos dos índios caxexas, em Casserengue encontramos um dos mais interessantes ambientes ecológicos e geológicos da Paraíba, trata-se da Serra da Caxexa.

A Serra da Caxexa

A Serra da Caxexa é um local de refúgio e procriação de animais silvestres da fauna brasileira como aves, repteis, mamíferos, anfíbios e insetos, lá também encontramos espécies da flora endêmicas e outras ameaçadas de extinção desde herbáceas, arbustos e árvores, sendo urgente e necessário a preservação desse local. Aventure-se por diversas trilhas, e desfrute de uma bela paisagem do Curimatau paraibano. a Serra compreende um conjunto de montanhas e está a mais de 630 m de altitude acima do nível do mar, com penhascos e paredões de até 70 m de altura, cânios e diversas pinturas rupestres, e muita riqueza mineral.

Descubra os encantos da Serra da Caxexa, aqui é um dos locais mais apropriado do município e Curimatau paraibano para prática não apenas de esportes radicais como: rapel, montanhismo, escalada, más também fotografia, observação das estrelas, piquenique, recreação infantil, acampamento, celebração,caminhadas, educação ambiental, e cultural. Junte a família ou grupo de amigos, pegue sua bike e venha fazer um passeio na zona rural de Casserengue por diversas estradas de barro com pouco ou nenhum fluxo de veículos, passaremos por diversas comunidades e propriedades. Aqui temos diferentes opções de trilhas: a trilha do feijão e milho, do agave, do umbu, do algodão mocó, do bode, da caatinga, dos sítios arqueológicos, das águas, dos minérios e a rota do trem.

 
 

As informações citadas aqui foram obitidas no http://www.casserengue.pb.gov.br/a-cidade/historia.html.



  • Não existem Pousadas cadastradas
Ainda não possuimos informações cadastradas sobre as Propriedades Rurais nesta Cidade que estarão neste Evento.

Ad Ad Ad
Aguarde o Gráfico...