VALE DO JORDAO

Guarapuava - PR - Brasil

  • IVV - ANDA BRASIL - IVV AMERICASIVV - ANDA BRASIL - IVV AMERICAS
  • IVV - ANDA BRASIL - IVV AMERICASIVV - ANDA BRASIL - IVV AMERICAS

As inscrições começam à partir de 26-07-2017 ate 23-09-2017 as 23:59

Faça sua Inscrição

Informação do Evento:

  • De: 24-09-2017
  • 08:00 - 12:00
  • Guarapuava - PR - Brasil
  • Distância: 14 Kms
  • Saída : Rua 6, Vale do Jordão
  • 738 inscritos
  • Num. Anda Brasil : 1164
  • Distância : 14 Kms
  • Esforço físico : Esforço moderado
  • Orientação do percurso : Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  • Severidade do meio : Pouco severo
  • Condição do terreno : Percurso com piso regular

Dia: 24 de setembro de 2017

Realização, Início e Final da Caminhada: Sede da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão - APROVALE - com Alongamento

Café Rural:   R$ 10,00 - pão, café, leite, margarina, bolo, banana e laranja  

Início 07:00 / término 09:00 - Sede da APROVALE

Custo por item de escolha (paga cada porção separadamente)

 

 

08h 30min - Concentração, aquecimento e alongamento para a caminhada

08h 45min - Início da caminhada - 1º grupo de largada

 

 

Almoço:  - início 11:30  / término 14:30 - Sede da APROVALE

Custo: R$ 15,00 - galinhada, quirera com carne de porco, 3 saladas, pão, banana e laranja

 

ATRAÇÕES: Durante o almoço haverá música ao vivo com artistas locais e a Feirinha do Produtor Rural.

Apoio:

Associação Anda Brasil; Bombeiros de Guarapuava; Caminhadas do Paraná; Grupo Escoteiro Ita'y de Guarapuava; Instituto Emater; IVV, Tijolão; Prefeitura de Guarapuava; RPCTV Guairacá; SESC Guarapuava;  Unicentro

Locais de venda de tickets de café e almoço:

Lojão Líder - Rua XV de Novembro, esquina com Rua Marechal Floriano - Centro

 

 

Maiores Informações e Inscrições:

Departamento de Turismo de Guarapuava:

Fone: (42) 3629.6112

 

 

A caminhada na natureza é uma alternativa de lazer e atividade física em ambiente rural, oferecendo aos
participantes a diversidade paisagística e cultural do campo."

 

CUIDADOS IMPORTANTES

Aproveite os raios benéficos e proteja-se contra os raios nocivos do sol !

A luz solar tem radiações benéficas para a saúde, mas também radiações nocivas! Proteja sua saúde usando o protetor solar mais adequado para a sua pele, especialmente entre 10h e 16h.

Alongue-se ! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto para os membros inferiores quanto para os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo ! Beba bastante água para hidratar. Beba antes, durante e depois da caminhada.
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! É importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído.
Use tênis ou botas e roupas adequadas.

Siga as trilhas demarcadas; não deixe lixo na natureza; jogue o lixo nos sacos dos pontos de apoio e carimbo; não alimente e nem deixe restos para os animais silvestres; não retire nada da natureza; aproveite o ar puro, faça fotos e leve lembranças na memória; não faça barulhos; escute os sons da natureza; respeite as comunidades locais; não faça fogo.

 

 

IMPORTANTES INFORMAÇÕES DA ENTIDADES

O que é o IVV
 

 Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) é uma Federação Internacional de  Esportes Populares. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, está presente em mais de 50 países, são mais de 7.500 circuitos e 20 milhões de adeptos. 

A ANDA BRASIL, por ser filiada ao IVV, respeita seus padrões internacionais de formatação e sinalização. A abrangência internacional agrega valor às atividades não competitivas, estimula a integração social, o comércio solidário e promove o Turismo Responsável, em sua maioria de Agricultura Familiar.  


Papel da ANDA BRASIL 

A ANDA BRASIL é uma CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAMINHADAS, atividades esportivas não competitivas e inclusão social. Fundada em 2006, a entidade é responsável pela formatação e promoção de mais 500 circuitos ecorurais em 19 estados brasileiros, sendo 130 no Paraná, 70 em Mato Grosso, 70 no Rio de Janeiro, e tantos outros distribuídos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraíba, por exemplo, o que corresponde a aproximadamente 120 mil caminhantes.

A ANDA BRASIL é responsável por formatar e cadastrar os circuitos nacionais, realizando a interlocução com as entidades internacionais para qualificar e promover os roteiros e circuitos brasileiros.                       


Importância de uma caminhada organizada.

 A comunidade rural onde acontece a Caminhada na Natureza deve ser mobilizada para o evento com o objetivo de receber bem os visitantes e mostrar as paisagens e estruturas comunitárias. Espaços para estacionamento de veículos devem ser previamente preparados com as sinalizações e os cuidados na permanência destes.

 O Café da Manhã é um dos primeiros serviços sugeridos a ser disponibilizado aos participantes. Ele pode ser oferecido e comercializado por um empreendedor local ou pela comunidade organizada. O café rural não deve ter preço abusivo e oferecer produtos locais, para valorizar a economia da região mais próxima, assim como todo o seu processo produtivo. Antes de iniciar a caminhada, o organizador da atividade deve dar boas vindas aos caminhantes e fornecer orientações a respeito do circuito, apresentar a cultura local de forma descontraída para dar aconchego aos participantes.

 O aquecimento físico com alongamentos é uma etapa importante, orientada e realizada por profissionais da área esportiva, que representem entidades parceiras e que estão na organização do evento. No circuito, o caminhante deve ter disponíveis banheiros, fornecimento de água, venda de produtos alimentícios e artesanais, lixeiras e serviços de saúde. Há caminhadas em que o almoço é servido com pratos típicos do meio rural local, valorizando a produção.

Este serviço de alimentação é servido por um empreendedor local ou uma organização que represente os diversos segmentos das comunidades rurais. O preço não deve ser abusivo e em concordância com a economia local.

Na maioria das Caminhadas há uma Feira de Produtos locais, demonstrando os diversos patrimônios culturais, agrícolas, ambiental e histórico da comunidade. E para aumentar a permanência do caminhante na comunidade rural, sugere-se oferecer outros serviços de lazer.


Importância da agenda de eventos, pois só com ela poderemos entrar no calendário internacional.  

O Calendário Nacional de Caminhadas na Natureza visa possibilitar intercâmbio entre os praticantes da atividade, assim como acontece em mais de 50 países filiados ao Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) - Federação Internacional de Esportes Populares.

As Caminhadas na Natureza são divulgadas também em Catálogo Francês da FFSP e Catálogo Internacional – IVV, além de: Mídia Eletrônica, Site e Mailing da Anda Brasil e em Feiras e Eventos (ABAV, Salão de Turismo, SITV- Salão Internacional de Viagens e Turismo/ França, Walking Rio, Conotel, Brite, FeiraTur, RuralTur, entre outros).    


Caderneta Internacional do IVV

Os caminhantes que participam de Caminhadas na Natureza nos Circuitos Credenciados pela ANDA BRASIL recebem gratuitamente Cadernetas Internacionais do IVV, com direito a 10 participações, e em cada caminhada há um carimbo personalizado referente ao circuito percorrido.

Ao completar a Caderneta, a ANDA BRASIL providencia o registro das informações e emite em conjunto com o IVV o Certificado de Participação Personalizado, com bonificações progressivas e uma nova caderneta com 20 participações para completar com novas atividades Esportivas Populares.

 

 

 

 

 

  • Responsável :Responsável: Marcio de Sequeira
  • 4236296112
  • turismo@guarapuava.pr.gov.br
  • www.guarapuava.pr.gov.br

Ainda não possuimos informações cadastradas sobre esta Cidade.
Caso queira nos ajudar, por favor entrar em contato com o e-mail: contato@ecobooking.com.br

Obrigado.
  • Não existem Pousadas cadastradas
Ainda não possuimos informações cadastradas sobre as Propriedades Rurais nesta Cidade que estarão neste Evento.

Ad Ad Ad
Aguarde o Gráfico...