- Não existem Pousadas cadastradas
MANANCIAL 2020.jpg
As inscrições começam à partir de 19-12-2019 ate 06-03-2020 as 16:00
Faça sua InscriçãoAs inscrições começam à partir de 19-12-2019 ate 06-03-2020 as 16:00
Faça sua Inscrição29ª Caminhada Internacional na Natureza
Circuito Caminhos do Manancial
Balsa Nova – PR
Dia: 8 DE MARÇO DE 2020 / DOMINGO
Venha caminhar nos Caminhos do Manancial! A caminhada terá seu trajeto na Sede do Município, passando por estradas rurais com um grau médio de dificuldade com 10,5 km de extensão.
23ª
TRAGA SUA GARRAFA DE ÁGUA!!!
TEREMOS ABASTECIMENTO NOS PONTOS DE APOIO.
Local de saída e chegada: Parque Manancial
Rua Matias Vieira Alvarenga s/n – Centro – Balsa Nova
Retirada dos crachás e inscrições a partir das 7:30
(Horário limite de saída: 10:00)
Concentração e aquecimento 7:50
Saída a partir das 8:00 (com abertura dos pontos de apoio).
VENHA TOMAR SEU CAFÉ DA MANHÃ NA FEIRINHA GASTRONÔMICA
APROVEITE E FIQUE PARA FAZER UM LANCHE CONOSCO APÓS A CAMINHADA!!!
Etimologia
A denominação origina-se da construção de uma balsa feita por Galdino Chaves em 1891, cujo objetivo era cruzar o rio Iguaçu. Por haver sobrepujado, em qualidade, as balsas anteriormente construídas, ganhou fama e se constituiu em referência obrigatória à localidade, que passou a ser chamada de Balsa Nova.
História
Na Serra, ao contrário de outros fazendeiros, o "Tigre" fixou-se no lugar chamado de Tamanduá. Assim foi fundada a primeira povoação de Balsa Nova, no ano de 1702. O povoado cresceu, e, em 1709 com a construção da Capela Nossa Senhora do Carmo, que mais tarde passaria a ser Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamunduá, passou a ter representatividade econômica. Sob as "asas" de Tamanduá foram surgindo e crescendo outros núcleos Serra abaixo, no Vale do Iguaçu. Enquanto esses novos vales prosperavam, a "Velha Tamanduá" entrava em decadência, a partir de 1823. Rodeio Grande, Bugre,
São Luiz, Santo Antonio e São Caetano formavam agora a base econômica da região balsanovense. Rodeio era o mais progressista, mas havia que se melhorar a travessia do Iguaçu.
Com a participação das famílias Alvarenga, Anjos e Chaves, construiu-se uma balsa puxada por quatro canoas. A embarcação pouco durou sendo arrastada pelas águas. Em 1891 surgia uma nova balsa, tracionada por correntes e muito mais segura. A partir daí esqueceu-se do "Rodeio" e todos os moradores da região passaram a referir-se ao lugar como Balsa Nova.
Em 1938 a denominação oficial do lugar passou a ser João Eugênio.
Em 12 de maio de 1954, por pressão popular, o nome volta a ser, em definitivo, Balsa Nova.
Em 25 de janeiro de 1961, o então Distrito é desmembrado de Campo Largo e torna-se o Município de Balsa Nova. A partir daí, superada a fase de transição administrativa, a cidade vive sua independência, união e prosperidade.
As informações citadas aqui foram obitidas no http://www.balsanova.pr.gov.br/conteudo.php?id=21.