Caminhada Ecológica na Estação Experimental de Caçador - SC

Cacador - SC - Brasil

  • EECD.jpgEECD.jpg
  • Trilho trem.jpgTrilho trem.jpg
  • IMG-20180705-WA0007.jpgIMG-20180705-WA0007.jpg
  • Rio do Peixe.jpgRio do Peixe.jpg
  • PolinizaYYo por Apis Mellifera em Pomar de MaYY.jpgPolinizaYYo por Apis Mellifera em Pomar de MaYY.jpg
  • Yrea de reflorestamento.jpgYrea de reflorestamento.jpg
  • Unidade pesquisa UniPis EstaYYo.jpgUnidade pesquisa UniPis EstaYYo.jpg
  • Yrea de pesquisa e Floresta ao fundo.jpgYrea de pesquisa e Floresta ao fundo.jpg
  • AraucYrias.jpgAraucYrias.jpg
  • SISPIT- Sistema de produYYo Integrada do Tomate tutorado.jpgSISPIT- Sistema de produYYo Integrada do Tomate tutorado.jpg
  • Sede da Epagri - EECd.jpgSede da Epagri - EECd.jpg
  • Trilha.jpgTrilha.jpg
  • EstaYYo MeteorolYgica.jpgEstaYYo MeteorolYgica.jpg

As inscrições começam à partir de 02-07-2018 ate 17-08-2018 as 17:59

Faça sua Inscrição

Informação do Evento:

  • De: 19-08-2018
  • 07:30 - 14:00
  • Cacador - SC - Brasil
  • Distância: 11 Kms (exatos 11.000 mts)
  • Saída : Estação Experimental de Caçador- EPAGRI - Rua Abílio Franco, 1500-Bairro Bom Sucesso- Caçador
  • 652 inscritos
  • Num. Anda Brasil : 2151
  • Idade Mínima: Não Tem
  • Não Possuímos a Avaliação Anterior
  • Esforço físico : Esforço moderado
  • Orientação do percurso : Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  • Severidade do meio : Pouco severo
  • Condição do terreno : Percurso com piso irregular

CUIDADOS IMPORTANTES
O alongamento é necessário antes e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo! Traga sua garrafa e beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada.
Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdomen contraído. 

Use tênis e roupas adequadas para o meio rural, chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Também traga um agasalho, pois pode fazer frio em qualquer época do ano.

Levar saco para lixo.

Ter muita disposição e alegria! 

 

Como chegar

Localização da Estação Experimental de Caçador: 

Quem vem pela BR 116, pode acessar a cidade de Caçador no trevo da cidade de Santa Cecília, passando pela cidade de Lebon Régis, localizada as margens da SC 350, percorrendo 80km (asfalto) pela SC 350 até Caçador. Chegando na Avenida Eng. Lourenço Faoro segue até o primeiro elevado (viaduto), virando a esquerdo passando por baixo do mesmo, acessando a rua Honorino Moro  que  segue sentido Trevo de Rio das Antas/Videira. Chegando no próximo elevado (viaduto do Tedesco), siga a paralela e passa por baixo a esquerda, sentido Kartódromo e segue em direção a comunidade Linha Caixa d'Água, que leva até o local da caminhada.

Quem vem  pela SC 153,  entra no trevo que dá acesso a cidade de Caçador, passando pela SC 451  em direção  ao Distrito de Taquara Verde e seguindo até Caçador.  No trevo segue em direção a cidade de Lebon Régis e no elevado (viaduto) do Tedesco pega a paralela a direita, virando a direita sentido Kartódromo e segue em direção a comunidade Linha Caixa d'Água, que leva até o local da caminhada.

Haverá placas sinalizadoras, nos principais cruzamentos.

Para o retorno sugerimos uma visita ao Centro de Caçador, no museu histórico  e nos pontos turísticos, como a ponte madeira, a catedral, o parque central e antiga estação ferroviária.

 

 

 
  • Responsável :DANIELA HELENA CONORATH
  • +55 49 999661023
  • 80anoseecd@gmail.com
  • https://www.facebook.com/80anoseecd/
Município de Caçador

Catedral São Francisco de Assis


Catedral São Francisco de Assis

Bandeira de Caçador

Brasão de Caçador

Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 25 de março
Fundação 25 de março de 1934 (84 anos)
Gentílico caçadorense
Prefeito(a) Saulo Sperotto (PSDB)
(2017 – 2020)
Localização

Localização de Caçador

Localização de Caçador em Santa Catarina

Caçador está localizado em: Brasil

Caçador

Localização de Caçador no Brasil
26° 46' 30" S 51° 00' 54" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Oeste Catarinense IBGE/2008 [1]
Microrregião Joaçaba IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Água DoceCalmonLebon RégisMacieiraRio das AntasVideira e General Carneiro (PR)
Distância até a capital 385 km
Características geográficas
Área 981,901 km² [2]
População 77 323 hab. 2017
Densidade 78,75 hab./km²
Altitude 920 m
Clima Subtropical úmido[3] Cfb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,735 (SC: 64º) – elevadoPNUD/2010[4][5][6]
PIB R$ 2 361 114 mil 2014
PIB per capita R$ 30 835 61 IBGE/2011[7]

Caçador é um município brasileiro pertencente ao estado de Santa Catarina. A sede do município está localizada na foz do rio Caçador no rio do Peixe, a 920 m de altitude. Com uma população estimada (2017) em 77.323 Caçador é o município mais populoso da Região Metropolitana do Contestado, 16º de Santa Catarina e o 422º do Brasil.[8] A área do município tem 981,9 km².[2] Caçador detém o título de capital industrial do meio-oeste catarinense.

 

Geografia[editar | editar código-fonte]

Com uma área de 981,9 km²,[2] Caçador está localizada no meio-oeste de Santa Catarina no Alto-Vale do Rio do Peixe, vindo a integrar a microrregião do Contestado. O território do município limita-se com o de outros sete: (Água DoceCalmonLebon RégisMacieiraRio das AntasVideira e General Carneiro, no Estado do Paraná). A altitude média é 1.000 metros, estando o ponto culminante do território municipal a 1390 metros de altitude (Elevação de Rio Verde) e o ponto mais baixo a 780 metros acima do nível do mar.[16]

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O território do município é rico em recursos hidro-minerais, situando-se em sua totalidade sobre o Aquífero Guarani. É banhado por vários rios, dentre os principais o que deu o nome à cidade, Caçador, e os do PeixeCastelhanoXV de NovembroJangadaPretoSão Pedro e Veado.

Clima[editar | editar código-fonte]

A cidade possui clima temperado subtropical úmido (Classificação climática de Köppen-Geiger Cfb).[3] Entre 1977 e 2004 foram registrados temperatura média anual de 16,3 °C e precipitação acumulada média anual de 1716mm.[17]

 

Cultura[editar | editar código-fonte]

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Ponte Antonio Bortolon

A Ponte Antonio Bortolon é um dos principais pontos turísticos de Caçador. Construída originalmente em 1924, esta foi a primeira ponte sobre o rio do Peixe, vindo a ligar o então distrito de Rio Caçador ao Santelmo, na época subordinado ao município de Porto União.[10] A ponte, toda em madeira, era coberta com tabuinhas de imbuia, uma das características da arquitetura colonial italiana.

Antonio Bortolon, um imigrante vindo de Solagna, uma comuna italiana da província Vicenza, região do Vêneto, foi o responsável pelo projeto da ponte. Bortolon, baseando-se apenas em suas memórias, desenhou-a à imagem da Ponte degli Alpini. Esta encontra-se em Bassano del Grappa, outra comuna da província de Vicenza. A ponte, segundo a associação Veneti nel Monde, apesar de ter apenas o equivalente à metade do seu comprimento, assemelha-se muito à Ponte degli Alpini.[25]

Infelizmente a construção original foi destruída em 1983, arrastada pelas enchentes que assolaram o município. Contudo, no início dos anos 1990, uma réplica foi construída no mesmo local e continua sendo utilizada até o presente por pedestres e veículos na travessia do rio do Peixe.

Caçador possui diversas áreas abertas à convivência pública. Entre estas pode-se citar a praça Vereador Rodolfo Nickel, localizada na vila Paraíso. Popularmente conhecida como Praça da Imbúia, esta abriga o Monumento à Madeira: o tronco de uma imbuia milenar, originária das florestas que no passado renderam o título de Capital Brasileira da Madeira ao município.

Na Reserva Florestal Embrapa/Epagri de Caçador encontrava-se o maior cedro vivo de Santa Catarina, com idade que poderia chegar aos 1000 anos, 30 metros de altura, 3,6 metros de diâmetro e 7,8 metros de circunferência.[26] Outra atração superlativa da reserva é a maior araucária do mundo, com 40 metros de altura, 7,7 metros de circunferência, 2,45 metros de diâmetro e idade estimada variando entre 600 e 900 anos.[27][28] A Floresta Nacional de Caçador, localizada a 32 quilômetros do centro, no distrito de Taquara Verde, possui o maior reflorestamento de araucária do mundo e conta com infraestrutura que pode ser usada pelo visitante.[27]

Museus e espaços culturais[editar | editar código-fonte]

Museu do Contestado e composição com locomotiva a vapor Baldwin de dois vagões, decorados para o Natal.

Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado é dedicado ao resgate e à preservação da memória da Guerra do Contestado. Em seu acervo encontra-se extensa documentação sobre o conflito e sobre o movimento messiânico do início do século XX na região. Além disso, o museu detém em sua exposição permanente artefatos arqueológico-antropológicos que remontam ao período pré-cabralino e colonial da História do Brasil na Região do Contestado.

O edifício Achilles Stenghel, que abriga o museu, é uma réplica da primeira estação ferroviária, Rio Caçador. Como o original, é quase todo construído de madeira. Uma composição de dois vagões com uma locomotiva a vapor Baldwin, ano 1907, encontra-se estacionada na plataforma de embarque reconstruída junto ao edífico do museu.

O prédio da antiga estação ferroviária Caçador-nova abriga o Auditório da Fundação Municipal de Cultura de Caçador. A antiga bilheteria da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC) ainda encontra-se no local.[29].

Informação retirada do site : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ca%C3%A7ador

As informações citadas aqui foram obitidas no https://www.cacador.sc.gov.br/.



Booking.com
  • Não existem Pousadas cadastradas
Empresas que participam no Evento
Estação Experimental de Caçador- EPAGRI
Contato: 35616800 - 35616863 - eecd80anos@gmail.com
Brasil - SC - Cacador

* * * Rua Abílio Franco, 1500- Bom Sucesso - Caçador/SC * * *

Estação Experimental  de Caçador- EECd  - Sede da gerência de Pesquisa e da gerência de Extensão Rural da Epagri da região de Caçador.

Conheça mais da empresa , clique aqui

Ad Ad Ad
Aguarde o Gráfico...