João Nelson di Mota Trindade (João di Trindade)

Antropólogo, Artesão, Amante da Vida.

NO RODAPÉ DESTA PÁGINA TEM MEU LINK DO FACEBOOK, CLIQUE PARA VER FOTOS DESTA TRAVESSIA E DE OUTRAS PRECIOSIDADES (facebook.com/joaoditrindade).

7 Quedas

Bom Dia!

Que a Mata e a Água possam nos promover Saúde e Alegria! Que nossos sentidos se abram e a Natureza, os Reinos (Mineral, Vegetal, Animal... até o sutil, rsrsrs...) se revelem, de forma que possamos bem apreciar os Presentes do Caminho.

A Trilha até o Camping é plana, contudo a maior parte do caminho é a Céu Aberto. Isto é belo! Contudo sol direto, carregando peso, pode causar um trabalho "mais pesado" conforme os quilômetros forem sendo conquistados. Bolhas nos pés, p. ex. são relativamente comuns de serem "conquistadas".

Numa passada ligeira em 5 horas, com uma rápida parada na Travessia do Rio Preto, a Trilha até o Camping poderia ser feita. Do Camping até a estrada GO 239, Alto-São Jorge, fim da trilha, mais 2 a 3 horas.Mas não é isto que indico.

O Cânion I merece ser apreciado, fotografado e mergulhado. Tem cachoeirinhas acessíveis que trazem muita alegria e hidromassagem! Uma hora é o mínimo desta entrada.

A Travessia do Rio, hora de banhar de novo, refrescar, lanchar.

Fotografar, sentar sob uma sombra de árvore para repousar, apreciar, tb é muito válido.

Com isto a travessia já estica para cerca de 7 a 8 horas. O que dá tempo de chegar, arrumar a Barraca e banhar, ainda na Luz do Dia.

O Trecho depois da Travessia do Rio ainda acena com 9/10 km, que chegam a ficar sem água disponível para recarregar. Que isto seja levado em consideração.

É bom começar a trilha cedo. O Parque abre as 7:00 horas, para esta trilha em específico (acesso pela Portaria do Vigilante) mas 8:00 horas dá para pegar uma temperatura melhor no Mergulho no Cânion I.

5 Km é a Trilha até a Entrada do Cânion I, + 800 m (ida e volta), no piso de pedra, pois O Cânion está numa "ilha de rio", belíssima. Sentir a força e a beleza da água na pura rocha, formando lagos, córregos, entrar de baixo de uma cachoeira, água limpa cristalina, Alegria!!!

Km 8/9: Travessia do Rio Preto (de Alto Paraíso para Cavalcante). Novo Mergulho (lanche do "meio-dia").

Km 17 (18): Camping. Ao lado do Rio, na beira e a 300 m das cachoeiras.

Tem um banheiro novinho e bem conservado no local, banheiro seco (casinha com vaso sanitário e serragem para jogar em cima do excretado).

Como não pode fazer fogueira, tem de levar fogareiro ou comida e bebida que não precisem do fogo, do cozinhar.

Na madrugada costuma esfriar, ou seja, ainda que seja inverno ou primavera, no sol do caminho a radiação térmica é intensa, então esquenta. À noite, por vezes, marquei 14 °C. Então ter um isolante para forrar o chão da barraca é ótimo!

Uma boa lanterna ajuda bastante para ir ao banheiro à noite ou mesmo dar um pequeno passeio (300 m é a distância para a cachoeira, onde tem grandes lages de pedra à céu aberto que podem ser agradáveis.

O espaço do camping possui solo arenoso, areia fina, tipo de praia/rio.

Observar, Banhar, Caminhar, Brincar. Revelar a Graça do Lugar.

 O Céu Contemplar! Miríades de  Estrelas, Cadentes, Satélites, Avião ...

Para observação das Estrelas, satélites, das cadentes, é bom observar o período sem Lua (Lua Nova). Mas ela tb é linda observar e chega a clarear "como dia".

 

+ 6/7 Km finalizam a Trilha, do Camping à Estrada.

Neste local, que dista cerca de 12 Km da Vila São Jorge e 24 da Cidade de Alto Paraíso, deve-se contar com o Traslado pré-agendado ou com a fé na Carona. Pega telefone celular, então a confirmação do horário pode ser feita. No caso de contratar o traslado existem pessoas locais que trabalham informalmente com tal. (como Guia tenho contatos)

Do Camping a Antena, onde tem uma casinha vazia, mediu 4 Km, sendo:500 m iniciais, 3 Km de Subida, e 500 finais. Trilha entre Pedras.

Estes 3 km de Subida é o trecho mais difícil do caminho em termos do esforço físico. Os 3 Km finais são na Estrada de Chão (interna ao Parque), mais larga, contudo céu aberto!

Canteiros de Chuveirinhos, centenas de cada lado, marcam o caminho e migram de local a cada ano. Belíssimo!

A Travessia pode ser feita no mesmo dia, aproveitando cada local, em até 10 horas (8:00 até 18:00 h

 ou 07:00 até 17:00 h). O resultado é "Muita Energia Solar"!

NOTAS CHAVES

O codinome de Alto Paraíso de Goiás é "O Jardim da Chapada".

Texturas dos troncos das árvores, as folhas, as formas que desenham, as mandalas que naturalmente apresentam, as flores... compõe o Quadro de Beleza do Caminho!

Logo no início da Trilha há A Pedra da Imaginação, local que serve como portal para abrir a riqueza das expressões do Reino Mineral. Rochas Antropomórficas, Zoomórficas, mórficas em geral, compõe o cenário local!

O Guia traz a tranquilidade do saber onde está, o que tem, onde pode banhar, mergulhar, a segurança de quem já conhece o caminho e o local além doutros que mais um "amigo" da comunidade local, um Profissional do Turismo, pode proporcionar!

O GUIA:

Em Alto Paraíso existe um Piso Básico, já há mais de 2 anos, que norteia a remuneração do Guia Local:

Passeio Simples, até 5 pessoas: R$150,00. Acima de 5 mais R$30,00 por pessoa.

A convenção é que haja um guia para até 10 pessoas no máximo!

No caso esta trilha é das mais longas e pode requerer pernoite. Os acordos entre as partes é Livre! Guias especializados e passeios mais longos ou com camping demandam custos adicionais.

Lembrete

A reserva deve ser feita com antecedência no Ecobooking e paga a taxa pela diária (lembro que no Camping é permitido no máximo a permanência de 30 pessoas por noite.

O guia não paga e é a parte deste número limite. Neste caso os Guias tem de serem os credenciados pelo Parque, especificamente habilitados.

Sê Feliz! Gratidão! João!


https://www.facebook.com/joaoditrindade

Minhas Informações

  • E-mail: joaoditrindade@gmail.com
  • Tel.: (62) 98215-9486
  • Alto Paraiso de Goias
  • Goiás
  • Brasil
  • M.Turismo: Não possui
  • Meus dados estatísticos
  • Idiomas que falo

    Português / Portuguese Brazil