Visita Ao Parque

Silva Jardim - RJ - Brasil

  • PrYdio Administrativo - AMLD - Foto  Luiz Thiago de Jesus  Acervo AMLD.jpegPrYdio Administrativo - AMLD - Foto Luiz Thiago de Jesus Acervo AMLD.jpeg
  • 2022-03-24 - Visita EDF  13.jpg2022-03-24 - Visita EDF 13.jpg
  • mi1.jpgmi1.jpg
  • Expo Luiz Thiago de Jesus 6.jpegExpo Luiz Thiago de Jesus 6.jpeg
Clique aqui para
INGRESSO DO PARQUE

Informações:

Localização

O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado é uma oportunidade de conhecer de perto o habitat do mico-leão-dourado e o trabalho desenvolvido há 30 anos pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) para protegê-lo. Entre os atrativos estão trilhas em meio à floresta, uma torre de observação, mirantes e contemplação da natureza, além de uma exposição permanente.

O Parque Ecológico também é uma oportunidade do visitante viver experiências com agroecologia e entender de perto como funciona a restauração da floresta.
 

Atrativos:

Exposição permanente “A conservação do Mico-Leão-Dourado”

Nesta exposição, que conta com painéis interativos e vídeos, o visitante poderá conhecer mais sobre o mico-leão-dourado, seu habitat, os esforços e desafios para garantir a conservação da espécie e da Mata Atlântica na região. A mostra também inclui uma parte externa, que convida o visitante a interagir e brincar com as instalações.

Circuito do Lago

Uma trilha para todas as idades! No caminho que contorna o lago, além do espelho d'água, é possível admirar as árvores cobertas de bromélias e avistar pássaros. O passeio é um convite à contemplação!

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância : 500 metros

Trilha dos Vinháticos

Uma trilha pelo meio da floresta, que passa por uma antiga represa e por vários exemplares de vinháticos, espécie de árvore nativa que pode chegar a até 20 metros de altura. A trilha, considerada leve e de fácil acesso, é uma ótima oportunidade para observar a fauna e flora.

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 1,1 km

Trilha do Jequitibá

Uma trilha por dentro da floresta que leva até um "jovem" Jequitibá de mais de 15 metros de altura – um dos gigantes da floresta. No caminho, o visitante também terá a oportunidade de observar animais, principalmente anfíbios, durante as épocas de chuva (de novembro a março).

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 600 metros (ida e volta)

Trilha do Mirante do Viaduto Vegetado

Uma bela trilha, que alterna trechos de floresta madura com trechos restaurados nos últimos anos pela AMLD, e chega no Mirante do Viaduto Vegetado. De lá, é possível ter uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado! A estrutura demonstra a importância (e o desafio) da conectividade de áreas naturais e ilustra o papel fundamental deste que é o primeiro viaduto vegetado em rodovias federais do Brasil!

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 1 km (ida e volta)

Trilha da Torre da Restauração

Uma das principais trilhas do parque, este percurso começa aos pés do lago e chega na base da Torre da Restauração! Com 15 metros de altura, 54 degraus separam o visitante de uma vista inesquecível! Do alto, é possível observar boa parte da área que antes era pasto e foi restaurada pela AMLD. O visual também inclui belas montanhas, como o Morro do São João.


Nível de dificuldade: moderado
Exposição solar: baixa
Distância: 

Circuito do Mico-Leão-Dourado

O circuito para quem quer conhecer todo o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado de uma vez só! O percurso cruza os principais atrativos do parque numa caminhada especial que passa pelo lago, pelo Mirante do Viaduto Vegetado e pela Torre da Restauração. A caminhada, considerada moderada, é uma oportunidade incrível para contemplar a floresta e observar seus animais.

Nível de dificuldade: moderado
Exposição solar: média
Distância: 3,5 km

Agroecologia

Uma oportunidade de conhecer de perto nossa agrofloresta e nossa horta floresta, e entender melhor o funcionamento dos sistemas agroecológicos, que são capazes de integrar a produção de alimentos com uma paisagem mais amigável para a conservação da natureza. O visitante poderá colocar as mãos na massa, desfrutar de um almoço agroecológico

Observação: Esta atividade é realizada mediante eventos organizados pela AMLD, para saber mais, entre em contato com ecoturismo@micoleao.org.br

  • Responsável :Anderson Ribeiro
  • +55 (22) 99822-4840
  • ecoturismo@micoleao.org.br
  • http://micoleao.org.br/
Conheça todos os gráficos da Cidade, clique aqui
Conheça mais informações da CIDADE, clique aqui

Seu nome atual é uma homenagem ao jornalista e político fluminense Antônio da Silva Jardim. Anteriormente o município chamava-se Capivary, cuja fundação se deu em 1801, nas terras de D. Maria Rodrigues, viúva de Manoel da Silveira Azevedo, onde o casal havia construído uma capela em devoção à Sant'Ana.

 A viúva doou a capela e seu entorno, para a criação da paróquia de Nossa Senhora da Lapa de Capivary, a pedido da população local.[6] No entorno da capela formou-se o vilarejo, que posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, e mais adiante à categoria de vila, por decreto de 1841, separando-se definitivamente do município de Cabo Frio. A condição imposta para o desmenbramento, era de que alguns fazendeiros locais se responsabilizassem e construissem uma câmara, que executava as mesmas funções atuais de uma prefeitura, bem como uma cadeia para a nova vila. O Major Joaquim Fernandes Lopes Ramos, o Alferes Luiz Gomes da Silva Leite, juntamente com alguns membros da família Pinto Coelho, executaram as construções entre os anos de 1841 e 1843, atendendo assim às exigências.[7] A partir do ano de 1943, a vila de Capivary teve seu nome modificado para Silva Jardim, denominação esta que perdura até os dias atuais.

As informações citadas aqui foram obitidas no http://pt.wikipedia.org/wiki/Silva_Jardim.



Booking.com
  • Não existem Pousadas cadastradas
Ainda não possuimos informações cadastradas sobre as Agencias neste Atrativo .
Ainda não possuimos informações cadastradas sobre as Guias e Condutores neste Atrativo .
This Graphic is replaced by the chart.